* OFICIAL OU PÚBLICO: pertence a uma instituição pública (municipal, estadual ou federal).
Por exemplo - Hospital Tide Setúbal, Conjunto Hospitalar do Mandaqui.
* PARTICULAR: pertence à iniciativa privada, podendo ter finalidade lucrativa ou não.
Por Exemplo - São Lucas, Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa.
* AUTÁRQUICO: na administração pública brasileira, autarquia é uma entidade auxiliar da administração pública estatal autônoma descentralizada. Trata-se de um dos tipos de entidades da administração indireta, com patrimônio e receita próprios, mas tutelados pelo Estado.
Por exemplo - Hospitais de Universidades Federais
* FILANTRÓPICO: no Brasil, a forma de relação mais antiga, tradicional e, possivelmente, ainda a mais institucionalizada, entre Estado e terceiro setor, é a filantropia. Na saúde, entidades filantrópicas dêtem, historicamente, um papel relevante na assistência hospitalar. Nos dias de hoje, esse segmento se responsabiliza por cerca de um terço da capacidade hospitalar instalada, além de apresentar capacidade geográfica e capilaridade de rede (único estabelecimento de saúde em municípios de pequeno porte) que o credenciam a cumprir papel relevante nas políticas públicas de universalização do acesso aos serviços de saúde.
Por exemplo - Hospital Santa Marcelina, Hospital Santa Lydia, Santa Casa de Cajuru.
* ORGANIZAÇÃO SOCIAL: trata-se de instituições jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, com atividades direcionadas a ensino, desenvolvimento tecnológico, pesquisa, proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde. Assim, instituições que cumprirem requisitos determinados pela Lei 9.637 de 15 de maio de 1998, estão habilitados a gerir instituições de saúde por meio de um contrato de gestão.
Por exemplo - Banco de Olhos de Sorocaba.
Comments